quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ciclos da vida.

Na vida iniciamos nossa trajetória como seres fracos e indefesos que precisam do conforto e do carinho das pessoas que geraram. Os pais são sem dúvida o porto-seguro que temos, não apenas quando nascemos, mas também ao longo de nossos primeiros anos de vida, anos estes que geralmente são os melhores que tivemos, pois é quando usamos a nossa imaginação da forma mais pura e inocente, quando os sentimentos bons são os mais atuantes.
Um dos grandes acontecimentos na infância é quando entramos na escola e a primeira vez na escola é um fato novo nas nossas vidas, muito marcante, pois é onde conhecemos novas pessoas e começamos a entender o sentido de amizade, começamos também, de uma maneira mágica, a descobrir os mistérios do mundo, e para enfrentar esses mistérios aprendemos a ler e escrever, coisas que são fundamentais para o futuro.
O tempo vai passando e quando menos se espera chega aquela fase onde aumenta a responsabilidade, a fase em que os instintos se afloram e surge a vontade de se relacionar com uma pessoa do sexo oposto, a fase que tentamos ser, ou pelo menos parecer adultos, é a chamada adolescência, que também pode ser classificada como a zona de transição entre a infância e a maioridade, já que dos 12 aos 13 anos mais ou menos, não nos sentimos mais crianças como antes mas também não somos adultos pois não temos 18 anos como manda a lei do homem.
A adolescência é também uma fase mágica, quando nós começamos a usar na prática os ensinamentos que tivemos quando crianças, às vezes é considerada a fase da rebeldia, só que as mudanças ocorridas são impactantes e não estamos preparados para conviver com elas nem nos adaptamos instantaneamente. Quando se aproxima a maioridade vão surgindo novas responsabilidades, e aquele ciclo que foi iniciado vai se completando para que outro se inicie.
Esse novo ciclo só quem já viveu pode descrever, eu hoje (16/12/2009) estou apenas começando ele, mas com muita fé de que será um novo aprendizado em minha vida e tão bom quanto os outros já vividos.


"A gente está no mundo para crescer, e cresce com as experiências, sejam elas boas ou más."
(Elizabeth Taylor)

2 comentários: